Sobre o projeto

O Street Art Tour é uma iniciativa de fomento à produção de arte urbana de Florianópolis. A primeira ação do projeto é o lançamento de um aplicativo que possibilita ao usuário um tour guiado pelo vasto acervo da cidade por meio de um mapa interativo que indica os locais das obras. Além da plataforma digital, estão previstas exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.

O objetivo é reforçar a importância e a relevância dessa linguagem artística como expressão cultural e identitária da Capital por meio de um trabalho conjunto entre artistas, poder público e iniciativa privada.

Museu a céu aberto e também na palma da mão

A primeira ação do Street Art Tour é o lançamento de um aplicativo, disponível para instalação em qualquer smartphone. Essa plataforma digital tem como principal funcionalidade a navegação via GPS por um mapa interativo onde estão identificadas as principais obras do vasto acervo de arte urbana da Capital, além de agregar informações sobre artistas e suas obras. Um museu digital que oferece ao usuário a experiência de fazer um tour guiado pelos principais trabalhos já feitos na cidade. O aplicativo será atualizado mensalmente. 

As obras estão marcadas por pins que indicam a localização da obra: pode ser um muro, uma fachada, até mesmo um viaduto. Para saber detalhes do trabalho e seus criadores, basta clicar no pin e então o usuário terá informações técnicas e conceituais. Também será possível acessar o perfil dos artistas cadastrados e conhecer a trajetória de cada um – inclusive os espaços públicos onde estão expostas suas criações.

Além de estimular que moradores e visitantes interajam com a cidade e reconheçam as manifestações artísticas, o Street Art Tour também funciona como um importante registro histórico de uma forma de arte essencialmente efêmera que está em constante transformação.

Novos artistas e mais arte para a cidade

Os artistas poderão cadastrar seus trabalhos por meio do próprio aplicativo. Feito o cadastro, uma equipe fará o registro fotográfico das obras e catalogação de informações. Outra funcionalidade do app é a possibilidade de conectar usuários que possuem espaços passíveis de receber intervenções artísticas à equipe de curadoria e artistas. Além do app, o site oficial terá informações e conteúdos multimídia relacionados ao universo do street art do Brasil e do mundo.

O Street Art Tour é fruto da parceria entre o artista urbano Rodrigo Rizo e da produtora cultural Studio de Ideias, idealizadores do projeto. É aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o apoio da Floripa Airport.